Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos

 “A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos estudantes competências para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.”- Citação das “DIRECTRIZES DA IFLA/UNESCO PARA AS BIBLIOTECAS ESCOLARES”

Para saber mais sobre as bibliotecas escolares consulte:
Rede das Bibliotecas Escolares
Espaço Interconcelhio de Bibliotecas Escolares
Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas



A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

É na escola que as crianças através do livro, aprendem de forma mais organizada a  sistematizar as informações e os conhecimentos, a pensar, a olhar com espírito crítico a realidade circundante, a problematizar o mundo, a encontrar resposta para os problemas que enfrentam, a respeitar as diferenças étnicas, sociais e pessoais e, muitas vezes, a interiorizar os seus direitos e deveres, como pessoas e como cidadãos. Enfim, o contacto com o livro enriquece culturalmente o indivíduo e promove a sua autonomia. Para já não falar, especificamente, da importância do livro e da leitura para o melhoramento da competência linguística oral e para a aprendizagem do código escrito da sua própria língua.
A biblioteca escolar é um suporte à leitura e promoção da mesma, utilizando para o efeito várias e diferentes estratégias junto dos alunos, para formar leitores por prazer. 

Para mais informação consulte:
Plano Nacional de Leitura
Casa da Leitura
Biblioteca de Livros Digitais

A HORA DO CONTO

De uma forma geral todas as crianças gostam de histórias e principalmente de as ouvir, daí a Hora do Conto ser muito importante na Biblioteca Escolar, não só por as motivar para a leitura tornando o acto de ler um momento agradável mas contribuindo também para a formação de leitores por prazer. Contar ou ler histórias às crianças é fundamental para a sua formação, pois ajudam e estimulam o desenvolvimento da imaginação, atenção, memória, etc, e abrem-lhe o caminho para a leitura e para a descoberta e compreensão do mundo. Ouvir histórias é uma das lembranças com que ficamos da nossa infância

Aqui podem ler e ouvir histórias: