Prazer da leitura transmitido aos mais novos

Na escola EB1 Penafiel nº3, a primeira semana do mês de Março foi dedicada à leitura. A iniciativa esteve inserida no âmbito do Plano Nacional de Leitura e teve como principais fundamentos celebrar e incentivar o prazer da leitura aos mais novos.


Cinco dias, foi a duração da actividade, na qual toda a comunidade escolar recebeu logo no primeiro dia a visita do escritor português Inácio Nuno Pignatelli. Com a obra “Lembranças da chuva”, “A Lenda de Pedro Cem”, entre outras, encantou e respondeu às expectativas traçadas por todos os presentes.
A escola foi também palco de histórias encenadas, como o caso de “ O Nabo Gigante”, uma adaptação de um conto popular russo.

Esta semana interactiva e de aprendizagem terminou com uma palestra, subordinada ao tema a Importância da Leitura. O painel de oradores, foi composto pelo Dr. Alberto Santos (Presidente da Câmara Municipal de Penafiel e Escritor), a Dr.ª Adelaide Galhardo (Directora da Biblioteca Municipal), Carla Anjos (artista plástica) e a Professora Gracinda (responsável pela Biblioteca Escolar).

Numa sala bem composta por pais e convidados, a Dr.ª Adelaide Galhardo começou por referir que “um leitor não nasce, faz-se. Na verdade, ninguém nasce leitor, ele vai se fazendo com competências que vai adquirindo ao longo da sua vida”, acrescentando ainda que os meios fundamentais para a aquisição de tais competências são o “meio familiar, a escola e as bibliotecas”.

Já o Dr. Alberto Santos, convidado na qualidade de escritor começou por referir que não se considera escritor, no entanto manifestou o seu desejo - “gostaria e vou procurar sê-lo com esforço”.

A todos os presentes deixou patente a ideia de que “quanto mais cedo os jovens conseguirem manejar a sua língua, conseguirem utilizar em se favor as leituras que fazem, mais instrumentos terão para poderem fazer a sua própria opinião, traçar o se próprio caminho”. Considerando ainda que “ler um livro é um momento de grande intimidade. Ao estarmos a ler um livro, estamos a encontrar-nos connosco próprios e com aquilo que está lá escrito”.

Do seu ponto de vista, “a leitura terá muitas outras vertentes e quando escrevo e leio, procuro encontrar os três e’s: Entreter, Ensinar e Emocionar.”

Uma semana de actividade dedicada às leitoras que não descorou estes E´s como ingredientes principais.

Ana Mário Praça - Jornal IMEDIATO

0 comentários:

Enviar um comentário