Biblioteca Escolar - EB1 Penafiel nº 3

A cidade de hoje chamava-se na Idade Média freguesia de São Martinho de Moazares com sede na capela de Sta. Luzia e pertencia ao Julgado e Castelo de Penafiel de Sousa. Com a ascensão de Arrifana, lugar arruado da freguesia de Moazares sobre a estrada que do Porto conduzia a Trás-os-Montes e às Beiras, fez com que em meados do século XVI a Paróquia sediada em Moazares se transferisse para o dito lugar de Arrifana, onde foi construída uma nova matriz. A freguesia adoptou desde essa época a designação de S. Martinho de Arrifana de Sousa. Em 1723, e tendo em conta que a população já era considerável (mais de 2000 habitantes) os cidadãos solicitaram ao rei que esse lugar fosse elevado à categoria de vila, o que veio a acontecer em 1741 por mercê de D. João V. Mais tarde no reinado de D. José I, e querendo esse rei desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana para nova sede episcopal e consequentemente deu à vila o estatuto de cidade, a 3 de Março de 1770, com o nome de Penafiel. A notícia chegou à Câmara em Maio e logo foi enviada uma pessoa grada para agradecer a Sua Majestade, enquanto que localmente se determinavam três dias de luminárias para festejar esse título atribuído.
Desde esse ano de 1770 que todos os anos, por altura de 3 de Março, comemora-se a data de elevação a cidade com várias iniciativas, celebrando este ano o seu 241º Aniversário.
Penafiel é uma bonita cidade do norte de Portugal, sede de concelho, onde abundam fantásticas paisagens e um rico património, conjugados com uma tradição ancestral.

Para ficar a saber mais sobre Penafiel e as comemorações pode aceder a:
http://www.cm-penafiel.pt/VSD/Penafiel/vPT/Publica/

0 comentários:

Enviar um comentário